Anuncio 1

domingo, 28 de agosto de 2016

FOMOS ENGANADOS

5 FILMES QUE DISSERAM SER BASEADOS EM FATOS REAIS E NÃO ERAM:

1 A Bruxa de Blair (1999) -

Talvez tenha sido a melhor (e mais esperta) campanha de marketing na história! Este filme de terror minúsculo, feito sem qualquer ator minimamente conhecido, se valeu da proposta estética do found footage (e do fato dele ainda ser desconhecido pelo grande público) para fazer com que o espectador acreditasse que realmente trazia o conteúdo de uma fita VHS perdida por três estudantes de Cinema, que simplesmente desapareceram. A campanha teve início na internet (onde mais?), com o lançamento de um site que apresentava a história como sendo real. Tudo era tão assustador que a fama logo se espalhou. Quando a estreia enfim chegou, o sucesso foi imediato: US$ 248,6 milhões nas bilheterias ao redor do planeta. Sendo que o orçamento gasto foi de apenas US$ 60 mil.
E era tudo falso, é claro!

2 Atividade Paranormal (2007)

Há várias semelhanças entre este filme e A Bruxa de Blair: ambos são suspense/terror que usam o formato found footage, contam com pouquíssimos efeitos especiais, exploram o medo do que você não vê, fitas perdidas estão no centro da trama e custaram muito pouco. Até mesmo a campanha de marketing foi parecida, se valendo dos atores desconhecidos que interpretaram personagens com seus próprios nomes para dar a sensação de que era tudo verdade e realmente assustador - como esquecer do trailer que focava o público gritando de medo? Não funcionou tão bem quanto A Bruxa de Blair, até porque a proposta não era mais novidade, mas ainda assim foi um sucesso de bilheteria - e rendeu quatro sequências e dois spin-offs.

3. Fargo (1998)

O aviso está logo no início do filme:"Esta é uma história real. Os eventos retratados neste filme ocorreram em Minnesota em 1987. A pedido dos sobreviventes, os nomes [dos personagens] foram trocados"). Só que é tudo mentira. O próprio Joel Coen, um dos diretores do longa-metragem, revelou o porquê desta introdução: "Se o público acreditasse que o filme era baseado em algo verídico, isto nos daria permissão para criar situações que de outra forma não seriam aceitas". É claro que o diretor estava se referindo às situações absurdas e bem violentas retratadas no longa-metragem. Quem viu, sabe bem do que se trata.

4 Os Estranhos (2008)

Este é outro caso picareta! O próprio diretor Bryan Bertino revelou que se baseou em uma história de sua infância para escrever o roteiro. "Uma noite, quando meus pais estavam fora, alguém bateu na porta da frente e minha irmã caçula atendeu. Eram algumas pessoas que procuravam por alguém que não morava lá. Depois fui saber que eles estavam batendo nas portas das casas ao redor e, se ninguém respondia, eles invadiam para assaltá-la." Ok, isto também acontece no filme. Mas não houve a tal invasão retratada, nem a sessão de tortura que fez com que os moradores ficassem aterrorizados. Pura ficção!

5 O Massacre da Serra Elétrica (1987)

Novamente o caso de um diretor que desmentiu toda sua história depois de anos do lançamento do filme. O filme conta a história de um grupo de jovens que encontra o assassino Leatherface que usa uma serra elétrica como arma. Ele foi vendido como sendo um fato, e rendeu algo em torno de 30 milhões mesmo custando muito pouco. O diretor alguns anos depois desmentiu e disse que toda a história foi apenas para marketing do filme.
Acesse o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial